Open/Close Menu A PROFISIND é uma empresa composta por uma equipe altamente profissional, especializada e multidisciplinar que possui vasta experiência na gestão e administração de condomínios residenciais, comerciais, mistos e clubes.
PROCURANDO SÍNDICO PROFISSIONAL? SOLICITE UM ORÇAMENTO »
ENTRE EM CONTATO: +55 11 94737.6048 contato@profisind.com.br
Compartilhe com os amigos do seu condomínio

Como entender os desafios da administração do condomínio e solucioná-los? Podemos comparar com uma empresa. Basta imaginar que há toda uma equipe, problemas e ações para serem gerenciadas. São colaboradores internos como zelador e porteiro, e fornecedores externos, que poderão trabalhar em ocasiões especiais. Além disso há os compromissos como: fluxo de caixa, pagamentos e recebimento da taxa condominial. Quem são os gestores? Isso mesmo, os síndicos profissionais!

Quando se escolhe um síndico profissional, se espera que a especialização seja um ponto forte que auxilie numa boa administração do condomínio. Por esse motivo, síndicos profissionais devem estar atentos a todas as notícias e novidades relacionadas com suas atividades.

Quem pretende se tornar um síndico profissional e fazer a administração do condomínio também precisa pensar na melhor forma de participar da rotina dos moradores. É comum que muitos ainda tenham o pensamento de que “apenas quem mora no prédio saberá como resolver as questões”. Por isso, o gestor deve se atualizar em áreas como: liderança e gestão de pessoas. A empatia é fundamental.

Administração do condomínio: cada dia mais profissional

Em 2015, o blog especializado Radar Imobiliário, do Estadão, já anunciava “síndico profissional ganha espaço”. Na mesma reportagem, é citada a pesquisa do site SíndicoNet a qual apontava que, em 2005, somente 5% da administração do condomínio era realizada por terceirizados. Em 2013, alcançou a marca de 19% e subiu ainda mais em 2015, com 26%.

Outro dado interessante é que, na época, 39% tinham como principal ocupação a função de síndico profissional, 24% consideravam uma renda extra e 16% eram aposentados. Porém, em todos os casos, foi ressaltado o nível de dedicação tanto no desempenho das tarefas de administração do condomínio quanto da busca pela especialização cada vez maior em áreas correlacionadas, como cursos de profissionalização específicos. Não existem dados atuais, mas certamente esses números subiram pois os condomínios sentiram que ajuda profissional é a melhor saída para economizar e atender a todos os moradores com qualidade.

O Radar Econômico apontou alguns dos desafios diários dos síndicos profissionais:

conciliação entre moradores;

manutenção de obras;

cumprimento das obrigações previstas pelo Código Civil;

busca por conhecimento;

aproximação com moradores;

tempo para realizar todas as funções.

Outra recomendação é que a administração do condomínio conte com uma empresa por trás, em que exista o síndico profissional, subsíndico, conselheiros e funcionários do prédio.

Administração do condomínio: principais desafios em comum

Grande parte dos síndicos profissionais precisam ultrapassar o “triângulo da segurança na administração do condomínio” para obter bons resultados. São três itens essenciais para fazer a gestão e garantir a segurança:

  1. Investimento em funcionários:

Não basta contratar e avaliar o currículo atual. Um porteiro, por exemplo, precisa realizar cursos regulares. O treinamento nas novas tecnologias é um ponto indiscutível. Se um porteiro não souber identificar as ferramentas de segurança, quais as funcionalidades e avisos, pode até parecer que há um mau funcionamento ou equipamento de baixa qualidade. Mas falta apenas um pouco mais de conhecimento.

  1. Conscientização dos condôminos:

Cada morador deve estar ciente da sua responsabilidade. A ação de um pode afetar muitos como, por exemplo, algo aparentemente insignificante, como permitir a entrada de um estranho que alega visitar outro morador. Mesmo com tecnologia, se não houver o bom uso por cada um, os perigos continuarão sendo iguais.

  1. Equipamentos de vigilância:

É recomendável que os síndicos profissionais invistam nos produtos que fazem parte do controle de acesso da linha condominial. Com os equipamentos certos, consegue-se registrar a data e horário de entrada de cada morador, seja por meio de chaveiro (tag), senha ou controle remoto de veículo. Depois dos dados cadastrados, o síndico ou porteiro consegue imprimir relatórios do sistema. Há ainda outro equipamento que permite registrar diferentes informações, como fotos e todos moradores de um apartamento.

A Profisind tem experiência de mais de 10 anos e investe constantemente na capacitação de sua equipe.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário e consulte nossos especialistas!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 Profisind - Trabalhamos para sua tranquilidade.
São Paulo - Avenida Paulista, 2073 - Horsa I - 13º andar, cj 1312 São Paulo II -Avenida Afrânio Peixoto, 204
Produzido por AD Latino Americana